Busque aqui

terça-feira, 24 de maio de 2011

Sintomas

não lactoseOs sintomas mais comuns da intolerância a lactose são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, tremores, mal estar, gases e desconforto.

Os sintomas dependem da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar.

Em alguns casos pode ocorrer somente dor e distensão abdominal, sem diarréia. Os sintomas podem levar de alguns minutos até muitas horas para aparecer. O movimento muscular que empurra o alimento ao longo do estômago pode influenciar o tempo para o aparecimento dos sintomas.

Os sintomas não são perigosos, mas são bastante desconfortáveis. Estes sintomas ocorrem devido a lactose não digerida continuar dentro do intestino grosso, onde é fermentada por bactérias produzindo ácido láctico e gases. A presença de lactose e destes compostos nas fezes no intestino grosso aumenta a retenção de água no intestino causando diarréia ácida e gasosa, flatulência cólicas e aumento do volume abdominal.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Classificação

Há três tipos de intolerância à lactose:

1) deficiência congênita da enzima: Defeito genético onde a pessoa nasce sem a capacidade de produzir lactase.

2) diminuição enzimática secundária a doenças intestinais: ocorre devido a desnutrição ou diarréia freqüente, pois a morte das células produtoras de lactose da mucosa intestinal. A pessoa então fica com deficiências nestas células podendo se recuperar ou não.

3) deficiência primária ou ontogenética: pode ocorrer a diminuição da produção da lactase com o avançar da idade.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Choco Soy Mais

Choco Soy Mais
Quem diz que intolerantes a lactose não podem comer chocolate ?

Podem sim, no entanto existem empresas hoje que produzem delicias doces sem lactose, por exemplo olhem o lançamento da Olvebra o Choco Soy Mais.

Mais detalhes podem ser encontrados no site do Fabricante.

http://www.olvebra.com.br/loja/Secoes/Produtos.asp?proId=163

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Intolerância X Alergia

É importante saber diferenciar intolerância a lactose e alergia a lactose, pois suas conseqüências podem ir de um mal estar a um risco de vida.

ALERGIA: é uma resposta do sistema imunológico a proteína do leite. O organismo reconhece esta proteína como uma substancia estranha causando reações alérgicas como diarréia, urticária, sintomas respiratórios e até febre.

INTOLERÂNCIA: é uma reação adversa que envolve a digestão ou o metabolismo, mas não o sistema imunológico. Ocorre devido a falta da enzima lactase como mencionado na postagem DEFINIÇÃO . Geralmente a intolerância causa sintomas de indigestão.

O QUE FAZER ?

ALERGIA: No caso de aparecerem os sintomas da alergia deve-se consultar imediatamente um médico para que se tenha um diagnostico de qual proteína a pessoa é alérgica, pois pode ser que tenha alergia a todos os tipos de leite . Para isso deverá ser excluído totalmente o leite e derivados da dieta alimentar.

INTOLERÂNCIA: Existem vários níveis de intolerância a lactose, pode ser que a pessoa não consiga ingerir nenhum alimento que contenha lactose, em outros casos algumas pessoas conseguem consumir produtos que contenham baixa lactose, portanto é mais fácil de resolver que a alergia.

-> Nos dois casos é importante realizar o diagnostico o quanto antes, para evitar que a pessoa fique desnutrida;

-> É importante ler os rótulos dos alimentos para evitar os sintomas;

-> É aconselhável que a pessoa saiba do seu problema o quanto antes, pois assim a conscientização da mudança dos hábitos alimentares torna-se mais fácil;

Pesquisar

Pesquisa personalizada