Busque aqui

sábado, 27 de agosto de 2011

Creme Suíço

creme suíço
Receita Fornecida pela Olvebra para intolerantes a lactose
  • ½ caixa (500ml) de Leite de Soja Soy Original
  • 5 colheres (sopa) de amido de milho
  • 6 colheres (sopa) de Novomilke Chocolate Suíço
  • 8 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Fazer
  • Dissolva o amido de milho, o açúcar e o Novomilke Chocolate Suíço no leite de soja Soy Original.
  • Leve ao fogo brando, cozinhando até engrossar.
  • Leve para gelar e sirva quando estiver firme.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lactose E Lactase

lactose, lactaseA Lactase é a enzima que digere a lactose.

A Lactose é o açucar do leite, um dissacarídeo que com a ação da enzima lactase, tranforma-se em dois monosacarídeos a glucose e galactose. Estes após formados, são facilmente absorvidos pelo corpo.

No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão.

A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que seu organismo tolera. Existem níveis de intolerância, pois a quantidade de enzima lactase produzida pelo corpo varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas possuem uma deficiência mínima na produção da enzima, ao passo que outras não a produzem.

sábado, 20 de agosto de 2011

Novo Exame

geneA Análise Molecular de Hipolactasia Primária, é um novo exame que tem a vantagem de ser um procedimento de elevada confiabilidade sem o desconforto que a sobrecarga de lactose dos exames comuns causa. Este já está disponível no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

A causa mais comum da deficiência de lactase é a chamada deficiência primária, onde aparece um declínio, geneticamente determinado, nos níveis dessa enzima a partir dos 2 ou 3 anos de idade, sendo que os sintomas da Intolerância à Lactose que decorre desse declínio podem tornar-se mais evidentes durante a adolescência ou na fase adulta. Este novo exame busca identificar se o indivíduo possui ou não uma mutação no gene LCT, responsável pela síntese da enzima lactase.

Hoje a maioria dos alimentos tem o leite como ingrediente principal e também o leite passou a estar disponível em todos os momentos da nossa vida, mas o homem estava preparado para receber leite apenas nos primeiros anos de vida. Com estudos em relação a este fato foi descoberto que a enzima lactase naturalmente diminui à medida em que crescemos. Com isso também ocorreu uma mutação genética para que o corpo se adaptasse a presença do leite e então o recebimendo da lactase. Esta mutação genética causa uma persistência na produção da enzima lactase, pois o normal seria a diminuição da produção desta enzima pelo nosso organismo.

O estudo realizado no HCPA apresentou uma alta correlação entre indivíduos testados primeiramente com o teste de hidrogênio respirado e posteriormente com o teste molecular, provando a eficiência deste novo exame.

Diferentemente dos exames disponíveis em hospitais e laboratórios no Brasil, o teste molecular é rápido, não necessita jejum, e nem da ingestão de lactose. É realizado através de uma coleta de sangue, a análise molecular é realizada e o resultado sai em 7 dias úteis. Um dos benefícios é que o exame não causa os desconfortos causados pela ingestão da lactose nos pacientes que são intolerantes.

Os resultados do exame são apresentados nos possíveis genótipos:
  • CC – não-persistência da enzima lactase (intolerante à lactose)
  • CT ou TT – persistência da enzima lactase (tolerante à lactose)
Por enquanto, a análise molecular não está coberta por convênios de saúde. O valor do exame é em torno de R$ 120,00 e só pode ser realizado com solicitação médica.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Bolo de Milho Cremoso Sem Lactose

bolo de milho sem lactose
  • 3 espigas de milho verde ou 2 latas de milho verde
  • 3 ovos
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar (pode ser o açúcar demerara)
  • 2 xícaras de leite de soja (pode ser o sabor de baunilha ou original)
  • 2 colheres de sopa de creme vegetal ou margarina sem leite
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sobremesa rasa de fermento em pó
  • 100 gramas de coco ralado (opcional)
  • creme vegetal ou margarina sem leite para untar a forma e açúcar refinado para polvilhar
Modo de Fazer
  • Bata no liquidificador o milho, ovos, açúcar, leite de soja e a margarina;
  • Coloque a farinha de trigo e bata rapidamente. Coloque o fermento e de so uma pulsada no liquidificador;
  • Unte uma forma com furo no meio e polvilhe o açúcar.
  • Despeje a massa e leve assar em forno a 180º por 45 minutos
  • Para ver se está pronto balance a assadeira. Se a mistura não mover demais está pronto.
  • Espere esfriar e desenforme

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Yoki

yoki mais  vita pura soja
A Yoki lançou no mercado o exclusivo Mais Vita Pura Soja, produto enriquecido com 240 mg de cálcio, quantidade equivalente à encontrada em 200 ml de leite. É100% de origem vegetal, adequado para pessoas que buscam uma alimentação saudável e para intolerantes a lactose. Por ser natural, é importante que seja agitado antes do consumo ou uso culinário. É elaborado somente com extrato de soja e água, sem adição de açúcar e conservantes, o produto apresenta um sabor neutro e pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados. Mas também pode ser consumido no café da manhã, com achocolatado, café, misturado com frutas, para o preparo de vitaminas ou até puro.

Disponível em embalagem de 1 litro, encontrado no mercado preço médio em torno de R$ 3,00. No verso de sua embalagem o consumidor encontra receitas e dicas de utilização do produto.

A marca Mais Vita foi criada pela Yoki em 1995, com uma linha de cereais integrais e naturais , direcionada a consumidores que procuram uma alimentação saudável e balanceada, é composta por: Açúcar Mascavo, Arroz Integral, Feijão-Azuki, Gergelim, Arroz-Cateto, Aveia em Flocos, Soja em Grão, Extrato de Soja, Fibra de Soja etc.

Em 2008, a Mais Vita lançou a linha de alimentos à base de soja, elaborados com a Tecnologia Direto do Grão (TDG), o que resulta em um alimento rico e muito mais saboroso.

A Yoki Alimentos atua em 20 categorias, num total de 180 produtos e mais de 580 itens de consumo. De capital 100% brasileiro, a marca Yoki, sucessora da Kitano S.A, está no mercado há 20 anos e nesse período transformou-se rapidamente de uma empresa empacotadora de grãos em uma das mais modernas indústrias alimentícias do país, produzindo itens com alta tecnologia. Seus produtos estão presentes em quase 30 países.

Mais adiante neste blog também serão postadas algumas receitas disponibilizadas pela Yoki contendo como ingrediente o Pura Soja Cálcio .

FONTES : Yoki , Revista Fator , Mais Vita

Pesquisar

Pesquisa personalizada