Busque aqui

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Origem da intolerância

atividade normal da lactase
Na superfície mucosa do intestino delgado há células que produzem, estocam e liberam uma enzima digestiva (fermento) chamada lactase, que é a responsável pela digestão da lactose. Quando esta é mal absorvida passa a ser fermentada pela flora intestinal, produzindo gás e ácidos orgânicos, o que resulta na assim chamada diarreia osmótica, com grande perda intestinal dos líquidos orgânicos, por isso a diarreia é um dos primeiros sintomas após serem ingeridos produtos lácteos por pessoas que possuem deficiência de lactase.

Existem pessoas que nascem sem a capacidade de produzir lactase e enquanto bebês, não podem ser amamentados, pois surge uma implacável diarreia. Geralmente a deficiência congênita é comum em prematuros nascidos com menos de trinta semanas. Nos recém-nascidos de gestações completas, os casos são raros e de caráter hereditário, mas não são impossíveis.

Por outro lado, sabe-se que em qualquer época da vida pode aparecer esta incapacidade de produção ou uma inibição temporária, por exemplo, na sequência de uma intoxicação alimentar que trouxe dano à mucosa intestinal. Ainda a dificuldade pode surgir por lesões intestinais crônicas como nas doenças de Crohn e de Whipple, doença celíaca, giardíase, AIDS, desnutrição e também pelas retiradas cirúrgicas de longos trechos do intestino.

A concentração da lactase nas células intestinais é farta ao nascermos e vai decrescendo com a idade, por isso hoje encontramos muitos idosos intolerantes a lactose.

Pesquisar

Pesquisa personalizada