Uma das maiores preocupações para pessoas com intolerância à lactose é adotar uma alimentação rica em cálcio que suplemente os nutrientes encontrados no leite, pois 70% do cálcio da alimentação humana vêm do leite e seus derivados.
O cálcio é um dos minerais mais importantes, pois é ele que constitui os nossos ossos e dentes que armazenam 99 % do cálcio presente no nosso corpo, também é essencial para a manutenção de várias funções do organismo, como a contração muscular, coagulação do sangue, transmissão dos impulsos nervosos e secreção de hormônios. Caso ocorra deficiência de cálcio no organismo, ele será retirado dos ossos para manter os níveis do sangue equilíbrio. Com essa deficiência ocorre o estreitamento do tecido ósseo popularmente conhecido como osteoporose.
Outros fatores além da falta de cálcio na alimentação também interferir negativamente na capacidade do corpo de manter ossos fortes e saudáveis , como por exemplo o fumo, o álcool e a falta de atividade física.
Devemos cuidar também para não fazer dietas ricas em proteína, cafeína e sal, aumentam a excreção de cálcio na urina, impedindo a absorção pelo nosso organismo.
Para quem tem intolerância a lactose, deve buscar outras fontes de cálcio. Você pode encontrar cálcio nos seguintes alimentos:
- Açúcar Mascavo
- Amêndoas Tostadas
- Aveia
- Bebida de soja fortificada com cálcio
- Beterraba
- Brócolis
- Couve
- Espinafre
- Grão de Bico
- Feijão branco
- Feijão Preto
- Figo
- Laranja
- Leite com baixo teor de lactose
- Nabo
- Melado de Cana
- Mostarda
- Quiabo
- Salmão enlatado com espinhas
- Sardinha enlatada com espinhas
- Sementes de Gergelim
- Suco de laranja fortificado com cálcio e vitamina D
- Tofu